A FEIRA QUINHENTISTA FOI UM SUCESSO!









Alunos, professores e encarregados de educação da escola EB 2,3 de Paço de Sousa, Penafiel, realizaram uma feira quinhentista.
O evento decorreu no largo do mosteiro, onde repousam os restos mortais de Egas Moniz. Participaram escolas e cerca de 600 figurantes.
A iniciativa começou a ser preparada em Setembro do ano passado, pelo Departamento de Ciências Sociais da escola com o objectivo de assinalar o vigésimo aniversário da EB 2,3 e a atribuição do primeiro Foral de Penafiel concedido, há 490 anos, por D. Manuel I, no dia 1 de Junho de 1519.
"Foi possível envolver as 24 escolas do Agrupamento de Paço de Sousa e a feira ultrapassou as expectativas", referiu Cecília Martins, coordenadora do departamento de Ciências Sociais. Ontem, cerca das 15.30 horas, os figurantes partiram da escola, a pé, em direcção ao Mosteiro de Paço de Sousa onde assistiram a um recital de música religiosa quinhentista, interpretado pelo Coro do Mosteiro de Grijó. No largo defronte ao mosteiro decorreu a feira medieval, ao estilo da Baixa Idade Média do século XV e, ao final da tarde, foi lido no adro público o Foral de Penafiel.
No recinto, as centenas de figurantes procuraram retratar o ambiente da época. Músicos, saltimbancos, bobos, percussionistas, cuspidores de fogo, bailarinas e malabaristas animaram a feira quinhentista.

In Jornal de Notícias

0 comentários: